quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Orientações para a Equipe da Pastoral do Dízimo





Dízimo é uma pastoral
Não se implanta o dízimo por decreto. Tanto para a implantação como para a manutenção do dízimo é importante que a paróquia conte com uma “equipe missionária do dízimo”. Esta deve ser uma equipe bem formada e bem aceita na paróquia. Esta equipe deve ser preparada para que possa atuar com muita sintonia e organização, preferencialmente contando com representantes das diversas pastorais e movimentos da comunidade.

A equipe da pastoral do Dízimo não pode ser considerada uma equipe secundária, ou um apêndice. Não se trata de uma equipe com a finalidade de captar recursos para a igreja ou administrar uma obra. Não se trata de um ato meramente financeiro-administrativo dentro de uma comunidade. É, isto sim, um trabalho Pastoral. É uma pastoral tão importante quanto a pastoral da Catequese, da Liturgia etc. Se a pastoral do Dízimo não vai bem, todas as outras são prejudicadas. A equipe, portanto, deve ter consciência de que esse é um trabalho pastoral.
Por isso, o seu objetivo da Equipe de Pastoral do Dízimo é evangelizar sobre o Dízimo. E isso deve ser feito de modo tal que todos os membros da comunidade se sintam solidários e corresponsáveis na manutenção da paróquia. Na verdade, para sermos fiéis à Bíblia, o Dízimo deveria ser a única fonte de recursos de uma comunidade de fé. Então, ele seria sinal de partilha e de comunhão, a exemplo das primeiras comunidades cristãs.

Conhecimento do Dízimo.
A equipe deve conhecer bem o assunto. Deve estar preparada para ajudar a esclarecer dúvidas sobre o Dízimo.

O testemunho da equipe.
Quem faz parte desta equipe precisa ser dizimista para valer. Tentar convencer a outros sobre algo de que não estamos convencidos não funciona. Quando vamos motivar os fiéis sobre o Dízimo, devemos falar da experiência própria, algo que sai de dentro com plena convicção. Todos devem dar testemunho.

Disponibilidade para o dízimo.
A equipe deve ter tempo para se dedicar à Pastoral do Dízimo. Preferencialmente nos dias em que há mais movimento na comunidade. Normalmente as missas são aos sábados e aos domingos. Antes e após as missas, a presença de elementos da equipe do Dízimo possibilita a contribuição dos dizimistas.

Organização.
A equipe deve ser bem organizada. É importante que na equipe haja alguém com experiência administrativa e contábil para ajudar nos relatórios, com experiência em informática, alguém com facilidade de comunicação oral e escrita para eventuais comunicados junto à comunidade, pessoas com boa espiritualidade e espírito de oração, pessoas criativas, alguém que se proponha a estudar o tema “dízimo” e partilhar com o grupo.

Prestar contas à comunidade.
Fazer prestação de contas do Dízimo na Comunidade, sempre com brevíssima mensagem positiva, valorizando os passos já dados e o crescimento feito nas metas financeiras e educativas da Pastoral do Dízimo.

União.
Todos os membros da equipe trabalharem juntos e de forma organizada, falando a mesma linguagem e seguindo a mesma orientação.

Controle.
Manter registro atualizado das contribuições dos dizimistas, preferencialmente em computador ou através de fichário e do documento de pagamento (carteirinha ou recibo).

Sigilo.
Manter sigilo sobre quanto cada um devolve em seu dízimo.

Participação.
Incentivar a participação nas reuniões paroquiais, assembleias e na elaboração do orçamento paroquial.

Acompanhamento.

Manter contato e acompanhamento aos dizimistas, indo a seu encontro, especialmente quando parecem estar se afastando da vida comunitária.
A equipe deve preparar uma mensagem especial para os dizimistas em atraso, lembrando-lhes o compromisso que assumiram na comunidade. Deve ser uma mensagem de lembrança e orientação e nunca de cobrança. O melhor mesmo é fazer uma visita para saber o que aconteceu. É possível que se trate de simples esquecimento, mas pode tratar-se de problema mais sério.

Credibilidade.
Quem deve falar de dízimo para o povo são os leigos. O padre deve dar suporte e apoio, pois passará sempre a ideia de uma pessoa que está falando porque não sabe as dificuldades porque passam as famílias.

Espaço do Dízimo.
Ter um local visível e acolhedor, de fácil acesso, para atendimento dos dizimistas, e recebimento do Dízimo, especialmente antes e após cada celebração e encontro comunitário, ou na secretaria.

Plantão do Dízimo.
É muito importante que haja o plantão do dízimo, feito por pessoas simpáticas, possivelmente uniformizadas ou com um crachá bem visível.

Valorização do dizimista.
A pastoral do dízimo deve fazer-se presente na vida do dizimista. Deve lembrar do aniversário natalício e de casamento, se entregar pessoalmente um cartão, tanto melhor.

Material.
Para que possa desempenhar bem seu papel, a equipe do dízimo precisa contar com o material adequado à sua tarefa:
Ficha de cadastro, Bloco de recibo, Divulgação (Banner, cartazes, panfletos), Material para valorização do dizimista (folhinhas, brindes, presentes), Computador, Urna própria para o dízimo, Programa adequado para a informatização do dízimo, camisetas, etc.

Oração.
Rezar periodicamente a oração do Dizimista na Comunidade e ter momentos de oração em equipe. Sugestão: Rezar um terço nas intenções...
1- Dos dizimistas (para Deus prover sustento material e espiritual)
2- Dos paroquianos (para se tornarem dizimistas responsáveis e fiéis)
3- Da Equipe (pela união e motivação)
4- Da Paróquia (para que não falte recursos para a obra de Deus)
5- Da comunidade (para que os pobres, doentes e necessitados sejam assistidos com os recursos do dízimo)

Pontos que ajudam a organizar o dizimo.
- Escolher pessoas interessadas e convencidas do valor do dízimo.
- Preparar-se bem, vendo outras experiências onde funciona o dízimo.
- Sem nunca impor, mas ajudar a sensibilizar os fiéis por esta Pastoral.
- Esclarecer a comunidade por meio de palestras, faixas, folhetos e o bom uso dos Meios de Comunicação Social (feito tudo por leigos).
- Aproveitar o que existe: Novenas, Grupos de Reflexão, Capelinhas...
- Fazer celebrações litúrgicas sobre o dízimo. Pessoas deem testemunho.
- Preparar fichas e cadastro da família dizimista. Não complicar nada.
- Antes e depois das celebrações, alguém da Equipe atende às pessoas sobre o dízimo, pois muitos aproveitam a ida à igreja para acertar seu dízimo.
- Lembrar sempre que o dízimo requer muita paciência, muita motivação e tempo. Não forçar, mas trabalhar a consciência dos católicos dando boa fundamentação bíblica.
- Deixar claro que quem atua na Equipe de Pastoral do Dízimo não deve preocupar-se em atingir o bolso dos fiéis, mas o coração deles.
- Não afastar ninguém da comunidade por causa do dízimo.